Não posso tomar Leite

A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose - um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos.

Os sintomas de intolerância à lactose geralmente começam de trinta minutos a duas horas depois de a pessoa ingerir alimentos ou bebidas que contenham lactose. Entre os sintomas estão:

• Diarreia
• Náusea e às vezes vômito
• Dores abdominais
• Inchaço

A intensidade dos sintomas varia de acordo com a ocasião, mas eles costumam ser amenos.

A causa da intolerância à lactose acontece como consequência de outro problema: a deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose. A presença de lactose no organismo se dá por meio da ingestão de leite e seus derivados.

Existem três tipos de intolerância à lactose sendo que causas para a intolerância à lactose variam de acordo com o seu tipo:

• Intolerância à lactose primária, resultado do envelhecimento. É comum em pessoas de idade mais avançada (ocorre durante a infância, o corpo produz muita enzima lactase, pois o leite é a fonte primária de nutrição após o nascimento. Geralmente, o corpo diminui a quantidade de lactase produzida conforme a pessoa vai envelhecendo e sua dieta variando, com o acréscimo de novos tipos de alimentos. Com o tempo, esse declínio na produção de lactase pode levar a um quadro de intolerância à lactose).

• Intolerância à lactose secundária, resultado de alguma doença ou ferimento (Este tipo de intolerância ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade normal de lactase por causa de alguma doença, cirurgia ou injúria. Algumas condições que podem levar a um quadro de intolerância à lactose secundária são a doença celíaca, gastroenterite e a doença de Crohn, por exemplo. O tratamento da condição intrínseca a esse tipo de intolerância pode resolver o problema).

• Intolerância à lactose congênita, quando a pessoa já nasceu com o problema (É possível, embora raro, que bebês nasçam com intolerância à lactose por causa da deficiência total de lactase no organismo. Essa é conhecida como herança autossômica recessiva e é passada de geração em geração. Isso significa que tanto o pai quanto a mãe precisam transmitir o gene da intolerância à lactose para o filho para que ele apresente o problema).
Para ter certeza de que é realmente a intolerância à lactose que está causando esses sintomas, o médico deverá solicitar alguns exames, como:

• Exame de tolerância à lactose, em que o paciente ingere um líquido rico em lactose para, depois, realizar um exame de sangue e verificar a quantidade de glucose na corrente sanguínea.
• Exame de hidrogênio expirado, em que o paciente também ingere um líquido com altas quantidades de lactose para que o médico, depois, analise a quantidade de hidrogênio expelido pelo hálito do paciente.
• Medidor de ácidos. A lactose não ingerida produz ácido láctico no organismo, que consegue ser identificado por meio de um medidor de ácidos.

Não existem tratamentos para a intolerância à lactose. Mas você pode adicionar enzimas lactase ao leite normal ou tomá-las em forma de cápsulas e comprimidos mastigáveis.

Em casos de duvidas procure um nutricionista, ele irá te auxiliar e tirar suas duvidas, e ainda montara um plano alimentar especifico para você.

Ler 2064 vezes Última modificação em Quarta, 07 Dezembro 2016 12:49

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Assine a newsletter e receba nossas novidade!

Telefone/Whatsapp:

contato@mjnutricionista.com.br