Imprimir esta página
Unhas Fracas? Entenda os motivos e saiba como solucionar

Unhas Fracas? Entenda os motivos e saiba como solucionar

A fraqueza das unhas é um problema que muitas pessoas enfrentam e que pode ser ocasionado por diversos motivos. Muitas pessoas, incluindo homens, já tentaram e testaram muitas receitas conhecidas, para evitar este problema, mas as unhas continuaram quebradiças.

Veja alguns sinais que indicam que sua unha pode estar com algum tipo de deficiência nutricional:

  • Listras nas unhas
  • Unhas secas e quebradiças
  • Unhas com coloração acinzentada e descamação intensa ao redor das unhas

Encontrar o motivo da fraqueza é o primeiro passo para tratá-la. Para quem costuma sofrer com a quebra constante é importante saber o motivo pelo qual isso está ocorrendo. Composta basicamente de queratina, o seu enfraquecimento pode estar relacionado a diversos fatores, como: lavar a louça sem luvas, ou o uso de esmalte inadequado, alergia a algum produto, falta de nutrientes entre outros.

E unhas fracas não mostram só a ausência de cálcio, como muitos acreditam, elas podem sinalizar carência de outras vitaminas também, como por exemplo, a falta de ferro e selênio no organismo que deixa as unhas frágeis e quebradiças, a carência de zinco além de deixar as unhas quebradiças ela deixa com manchas esbranquiçadas pela superfície da unha.

Os principais sinais do problema são unhas finas e que descamam com facilidade, algumas têm aspecto poroso e apresentam manchas e irregularidades, além de ficarem mais vulneráveis ao ataque de fungos.
As causas das unhas frágeis são variadas, mas a grande maioria dos pacientes desenvolve a condição devido a hábitos e hobbies que envolvem um trauma da unha.

Para entendermos melhor vale a pena saber que as nossas unhas são formadas por uma proteína chamada queratina. A consistência delas é resultado de reações químicas que ocorrem naturalmente na estrutura dessa proteína que funciona como uma cola, que junta essas fibras de queratina, deixando a unha com a consistência que conhecemos. O trauma constante das unhas pode levar a uma deficiência dessa cola, sobretudo quando estão presentes hábitos como manipulação de produtos químicos, exposição constante à água, vibrações transmitidas por instrumentos musicais, como é o caso de violinistas, tecladistas, datilógrafos, etc.

O principal tratamento das unhas frágeis é feito com suplementação nutricional de biotina (vitamina B7), que pode levar a uma melhora destes quadros. Além da biotina inclua em seu plano alimentar alimentos que irão promover a síntese de colágeno, ajudando no fortalecimento das unhas!

O zinco é um mineral importante que pode ser encontrados em peixes e aves.

O selênio contribui para a diminuição das manchas brancas nas unhas, podendo ser encontrado em castanhas, aves, peixes e grãos.

O silício é a chave do sucesso, ele proporcionará flexibilidade e elasticidade aos tecidos da unha, podem ser encontrados no pimentão vermelho e verde, aveia e pepino.

O cobre também tem participação na síntese de colágeno, sendo encontrado em sementes, oleaginosas e fígado.

E para fechar o time das campeãs, a vitamina C, que participa da síntese de colágeno sendo encontradas em frutas vermelhas, frutas cítricas, e folhosos de cor verde escuro.

As vitaminas no complexo B ajudam na formação de colágeno e queratina, sendo esses essenciais para se ter além de unhas bonitas, uma pele linda também, e eles estão presentes em grãos, nozes, cereais integrais e carnes de origem animal.

Para um cardápio com todas as vitaminas e minerais adequados para a resolução das unhas fracas, procure um nutricionista para que ele possa montar um plano alimentar adequado e individualizado para você.

Ler 2578 vezes
Share
Marcela Jardim

Mais recentes de Marcela Jardim

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando sem alterar suas configurações, supomos que você aceita esta prática. Você pode mudar suas configurações de cookies a qualquer momento. Mais Detalhes…